Header image  
Seu site verde na internet!  
line decor
  HOME  ::  HORTA CASEIRA : : PLANTAS MEDICINAIS : : JARDIM : : POMAR DOMÉSTICO : : MAIS SAÚDE : : CONTATO
line decor
   

 
MAIS SAÚDE!         ALIMENTO PARA O CORAÇÃO

DESJEJUM PARA UM CORAÇÃO SAUDÁVEL

O desjejum deve prover uma fonte importante de energia, vitaminas e outros nutrientes para ajuda-lo a começar o dia com a maior vitalidade possível. No entanto, para a maioria das pessoas, devido ao seu estilo de vida agitado, deveria ser também uma refeição com a menor preparação possível. Para todos os que se preocupam com o coração, um desjejum baseado em frutas e cereais integrais é o ideal. Como, especificamente, deve ser essa alimentação? - Um desjejum com pouco ou nenhum açúcar, à base de aveia, trigo, milho ou arroz, leite de soja, frutas e sementes (gergelim, girassol e abóbora). - Pão ou torradas integrais com doce, sem açúcar. -Salada de frutas frescas com iogurte natural -Frutas batidas com iogurte natural e um pouco de mel -Flocos integrais de aveia com fruta fresca -Granola sem açúcar e com iogurte natural -Flocos de aveia com leite e com frutas frescas e secas -Torradas integrais com requeijão e fruta fresca -Biscoitos ou panquecas com recheio de maçã, sem açúcar, e mel.



ALMOÇO PARA UM CORAÇÃO SAUDÁVEL
Para muitas pessoas que vivem pressionadas pelo tempo, o almoço raramente é uma refeição folgada ou de grandes porções. Mas será importante verificar que os níveis de vitamina e energia sejam supridos. Não caia na tentação de fazer uma refeição rápida com hambúrgeres e batata frita. Existem alternativas com menos calorias e gorduras: -Sopas de vegetais bolachas ou torrada integral -Salada variada com pão integral -Batata cozida com requeijão e salada -Salada russa com azeite e limão -Salada de leguminosas .



JANTAR PARA UM CORAÇÃO SAUDÁVEL
É bem conhecido o conto de cavalaria de Miguel de Cervantes envolvendo dois personagens caricatos. Ali se encontra uma das frases mais sábias que serve de bom conselho para os hábitos que devem ser desenvolvidos relativamente ao jantar. D. Quixote dá este conselho ao seu escudeiro, Sancho: "Come pouco, amigo Sancho, e janta menos, porque o estômago é um laboratório onde se forja a saúde e a vida." Ainda é oportuno lembrar o célebre adágio para um bom regime alimentar: "Desjejum de rei, almoço de príncipe e jantar de pobre." Fonte: Revista Vida e Saúde - Jan/2003

 


 


 
Recentemente, a Organização Mundial de Saúde recomendou uma campanha mundial para estimular o consumo de frutas. Comer cerca de 400 gramas de frutas variadas por dia ajudaria na prevenção de diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

No países industrializados, as doenças coronárias são a principal causa de morte, muito embora as doenças do coração sejam consideradas enfermidades que afetam os homens, tornaram-se também a causa número um de mortes entre as mulheres. Segundo a OMS, das onze milhões de mortes anuais no ocidente, 25% são causadas por doenças cardiovasculares. No entanto, muito se pode fazer para evitar a ocorrência dessas doenças.

A IMPORTÂNCIA DOS TRIGLICÉRIDES
Uma parte do açúcar que ingermimos é transformada em uma gordura conhecida como triglicéride. Esta desempenha um importante papel no desenvolvimento de doenças coronárias, embora a sua função exata ainda não seja conhecida.
Um estudo demonstrou que as mulheres com valores máximos de triglicérides têm 7 vezes mais possibilidades de morrer vítimas do coração do que aquelas que têm um nível mais baixo dessa gordura. Alguns cientistas acreditam que a ingesta de açúcar tem um efeito tão nefasto como o que é provodado pela gordura, quando consideramos as doenças cardiovasculares.

O AÇÚCAR NA DIETA
Todos sabemos identificar fontes de açúcar (doces, chocolates, et), no entanto existe muito açúcar em enlatados e comidas processadas que não são doces. O importante é analisar a lista dos ingredientes, antes de comprar ou consumir qualquer produto alimentício. às vezes ele está embutido em termos como açúcares, dextrose, frutose, glucose, sucrose, maltose, adoçantes, aspartames, sacarina, etc.

MENOS GORDURA, MAIS AÇÚCAR
Muitos produtos que dizem ter "baixo teor em gordura" ou "sem gordura" contém grandes quantidades de açúcar. Bolachas, bolos e gelados são um bom exemplo disso. A solução mais saudável é mudar o tipo de alimento ingerido, em vez de tentar encontrar versões mais saudáveis da comida menos saudável. Por exemplo, no jantar, coma uma banana em lugar de uma bolacha.

ADOÇANTES ARTIFICIAIS
Sacarina e aspartame são muito utilizados como substitutos do açúcar. Ao contrário do açúcar, esses adoçantes artificiais não aumentam os níveis de triglicérides no sangue. Infelizmente, porém, têm outros efeitos adversos sobre o organismo. A sacarina em altíssimas doses causou tumores em ratos de laboratório, e existe a suspeita de que o aspartame possa causar distúrbios de sono e alterações no comportamento.

COMER SEM AÇÚCAR
Existe alguma evidência científica que sugere que consumir adoçantes artificiais pode levar-nos a consumir mais comida a longo prazo, porque valoriza o sabor dos doces e causa uma queda mais acentuada dos níveis de açúcar no sangue, o que aumenta a fome antes do tempo.
O aspartame pode criar problemas especiais em pessoas que sofrem de uma doença conhecida como fenilcetonúria (PKU). Indivíduos com essa enfermidade têm falta de uma enzima que converte o aminoácido fenilalanina em tirosina (outro aminoácido). Em crianças, a formação de fenilalanina no sangue pode causar problemas no desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso. Uma vez que o aspartame contém fenilalanina, é importante que os que sefrem de fenilcetonúria evitem essa substância.

PREVENÇÃO DOS DANOS
O oxigênio é essencial para a vida e é utilizado em inúmeras reações químicas e biológicas, diariamente, em nosso organismo. No entanto, esses processos também originam produtos secundários perigosos. Essas reações químicas, podem se formar radicais livres, o que acelera o processo que conduz à doenças coronárias. As células que formam as artérias coronárias tentam consertar os danos causados pelos radicais livres com o colesterol do plasma, aumentando assim o risco de ataque cardíaco.
Radicais Livres são pedaços de moléculas libertadas como produto secundário na sequência da atividade normal das células. Imagina-se agora que essas moléculas, podem causar danos significativos caso se acumulem de forma excessiva.

O PAPEL DOS ANTIOXIDANTES
Os danos causados pelos radicais livres sobre o coração e os vasos sanguíneos são neutralizados pela ação dos nutrientes antioxidantes, tais como o betacaroteno, vitaminas A, C e E, além do mineral Selênio. Alimentos que contêm níveis elevados de antioxidantes incluem frutas frescas, vegetais e cereais integrais. Comer abundantemente esses alimentos é um hábito que pode reduzir o risco de desenvolver doença coronária.
Além de adotar dieta rica em nutrientes antioxidantes, pode ser benéfico tomar suplementos nutritivos. Tais suplementos podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas em dietética.



GORDURAS SAUDÁVEIS

Algumas gorduras saudáveis na alimentação também podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Essas gorduras essenciais podem ser encontradas no azeite, sementes de abóbora, girassol e gergelim, que podem ajudar a proteger contra a arteriosclerose e de um modo natural tornam o sangue mais fluido.
Uma boa dieta pode ser deliciosa. A ênfase deveria estar nas frutas frescas, vegetais e verduras e cereais integrais, além de incluir pouca gordura, pouco açúcar e sal.


    VEJA TAMBËM
ALIMENTOS FUNCIONAIS
 




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Os 7 Remedios
| Inimigo Silencioso | Alimentos Funcionais | Plantas Medicinais | Combinando Alimentos | Alimentos para o Coração | Calvície | Mais Vida | Vitaminas & Sucos