Header image  
Seu site verde na internet!  
line decor
  HOME  ::  HORTA CASEIRA : : PLANTAS MEDICINAIS : : JARDIM : : POMAR DOMÉSTICO : : MAIS SAÚDE : : CONTATO
line decor
   
 
          - PRAGAS NO JARDIM

Associações perfeitas contra pragas:

Tomilho - Seu cheiro mantém afastada a borboleta-da-couve.

O aroma do Tanaceto, também conhecido como Catinga-de-mulata afasta insetos voadores.

Plantar mudas de hortelã-pimenta, calêndula e batata-doce, distribuidas pelo local atacado pelas formigas pode ser uma boa saída.

Menta, lavanda, manjerona, absinto, cravo-da-india e alho podem ervir de repelente, quando espalhados pelo jardim.

Existem iscas específicas para saúvas e para as formigas quenquém, disponíveis no mercado, mas somente com receita agronômica.
Mas, se elas já estiverem fazendo estragos no jardim, tente o controle natural com uma receita à base de angico: Pegue 1 kilo de folhas de angico e deixe de molho em 10 litros de água durante 10 dias.
Depois, coe o líquido e aplique nos "olhos" dos formigueiros encontrados. Se sobrar o produto, guarde-o em vidros tampados, para que possa ser reutilizado, sempre que elas resolverem voltar.
angico



NA HORA DE FAZER O PLANTIO...
Ou reenvasamento de uma planta, caso o novo vaso seja de barro, lembre-se de deixá-lo de molho em água por 24 horas. Assim se evitará o ressecamento constante do solo.


 

Manejo - Tratos Culturais do Jardim

Uma grande área com plantas da mesma espécie, pode facilitar o surgimento e rápido desenvolvimento de pragas e doenças, e mesmo depauperar o solo, visto que há uma concorrência pelos mesmos nutrientes. A necessidade de suplementação dos nutrientes do solo, é obrigatória, e a falta dela está diretamente relacionada ao ataque de pragas e doenças.

COMBATENDO AS FORMIGAS

Das 12 espécies de formigas, conhecidas como cortadeiras, que habitam os jardins, 2 são encontradas com mais facilidade. A saúva e a quenquém.
Para pequenas áreas, o melhor remédio é fazer o controle preventivo, com meios mecânicos, impedindo que as formigas cheguem até as folhas das plantas. Assim, elas acabem tendo de procurar outras fontes de alimentos, o que não é çdifícil, já que de acordo com os agrônomos cerca de 77% dos vegetais são considerados adequados à dieta das cortadeiras.

Veja a seguir alguns métodos de controle de formigas:


Espalhar sementes de gergelim no formigueiro ou no caminho das formigas pode garantir a redução das cortadeiras.

 

 



Amarrar um saquinho de pano, de preferência gaze, cheio de pimenta vermelha na planta é um outro macete bastante usado.









As árvores podem ser protegidas enrolando-se ao redor dos seus troncos uma faixa melada com algum tipo de graxa.

 

 

Existe também uma cinta de plástico, encontrada no mercado, que impede as formigas de subirem nas árvores.*

 

OUTRAS DICAS:
Plantar mudas de hortelã-pimenta, calêndula e batata-doce, distribuidas pelo local atacado pelas formigas pode ser uma boa saída. Menta, lavanda, manjerona, absinto, cravo-da-india e alho podem ervir de repelente, quando espalhados pelo jardim. Existem iscas específicas para saúvas e para as formigas quenquém, disponíveis no mercado, mas somente com receita agronômica. Agora, se elas já estiverem fazendo estragos no jardim, tente o controle natural com uma receita à base de angico: Pegue 1 kilo de folhas de angico e deixe de molho em 10 litros de água durante 10 dias. Depois, coe o líquido e aplique nos "olhos" dos formigueiros encontrados. Se sobrar o produto, guarde-o em vidros tampados, para que possa ser reutilizado, sempre que elas resolverem voltar.

 

OUTRAS PRAGAS:
TATUZINHOS Evitar a umidade excessiva em vasos e canteiros;
PERCEVEJOS Evitar a umidade excessiva em vasos e canteiros;
CARAMUJOS, LESMAS e TATUZINHOS Latas de pouca espessura contendo sal e cerveja também são bastante atraentes para estes pequenos insetos.
ÁCAROS Adicionar sabão à calda de fumo comum e pulverisar na folhagem.
COCHONILHAS Pulverize inseticidas naturais, tais como Calda de fumo. Pode-se ser usado também a emulsão de óleo mineral.
PULGÕES Macerado de urtiga.

ONDE FICA SEU JARDIM?| FAZENDO HUMUS| FORRAÇÃO| PRAGAS NO JARDIM| DEZ TRUQUES| MULTIPLICANDO RIZOMAS| RECEITAS| JARDIM DE TEMPEROS| ORQUÍDEAS

Copyright © 1999-2008