Header image  
Seu site verde na internet!  
line decor
  HOME  ::  HORTA CASEIRA : : PLANTAS MEDICINAIS : : JARDIM : : POMAR DOMÉSTICO : : MAIS SAÚDE : : CONTATO
line decor
   

 
MAIS SAÚDE!         COMBINANDO ALIMENTOS
Oito alimentos que sempre devem estar presentes na dieta. Com ações antioxidantes, que retardam o envelhecimento, eles são indispensáveis à beleza e à saúde:

Arroz integral: rico em fibras, mantém o bom funcionamento do intestino e facilita a eliminação de toxinas. O resultado é visível. Os cabelos se tornam brilhantes e a pele fica mais viçosa. Boa fonte de vitaminas B e E, além de minerais, como manganês, zinco e cobre, que agem contra o envelhecimento precoce.

Soja: proteína vegetal, estimula a produção de estrógeno (hormônio feminino). Quem a consome a partir dos 40 anos evita sintomas do climatério, como calores repentinos e secura vaginal. Pode ser ingerida em grãos ou em extratos industrializados com sabor de frutas.

Peixe: suas proteínas contêm os aminoácidos essenciais à formação de anticorpos e à renovação dos tecidos. Rico em fósforo, potássio e cálcio, fortalece músculos, ossos e dentes. Com menor teor de gordura (especialmente os de água salgada), produz pouco colesterol LDL (ruim) e eleva os níveis de HDL, conhecido como bom.

Frango: fonte de proteína, fortalece o sistema imunológico. Também fornece zinco e cobre (minerais antioxidantes), além de ferro. A pele do frango deve ser desprezada, porque concentra altos índices de colesterol.

Castanha -do-pará. Riquíssima em selênio e vitamina E, essa semente oleaginosa combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Uma única castanha tem 42 calorias e 60 gramas de selênio, cota de que o organismo necessita diariamente. Não deve ser consumida em excesso, já que 100 gramas (quinze unidades) contêm 636 calorias.

Brócolis: os flavonóides, substâncias que mantêm verdes seus talos e buquês, retardam o envelhecimento. Rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e magnésio, combate a fadiga e a anemia, favorece a concentração e a memória, melhora o humor. As fibras presentes nos talos ajudam a evitar o câncer do intestino. Pouco calórico, pode ser consumido à vontade: 100 gramas (três buquês) contêm 36 calorias.

Cenoura, abóbora, papaia e manga: legumes e frutas alaranjados são boas fontes de betacaroteno, cuja ação é combater os radicais livres. No organismo, essa substância se transforma em vitamina A, que fortalece o sistema imunológico, protege as mucosas do nariz e da garganta, previne infecções respiratórias, favorece a renovação da pele.

Abacate: apesar de altamente calórico (uma fatia contém 100 calorias), é rico em glutationa, substância antioxidante. Protege as artérias do coração contra os efeitos maléficos da gordura. Tem vitaminas A (ótima para pele e cabelo), C (acelera a cicatrização) e cálcio (previne a osteoporose, doença que enfraquece os ossos).


 
Existem três grupos de alimentos que combinam bem com qualquer outro: cereais, as frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amendoim) e os ovos.
Leite com cereais e frutas pouco ácidas Verduras, cereais e nozes
Frutas, cereais e nozes Leguminosas, cereais e nozes

Muitas doenças podem ser evitadas, se na nossa alimentação, tivermos o cuidado em escolher bem as espécies. Veja exemplos de boa combinação de frutas, legumes e verduras:

abacaxi
laranja
ameixa
abacaxi
morango
maçã
mamão
banana
- uva
mamão
maçã
uva
banana
pera
uva
manga
laranja
banana
manga
pêssego
maçã
melancia
melão

Agora veja as melhores combinações entre legumes e verduras:

repolho: alface - beterraba - cenoura - abobrinha - chuchu - berinjela - tomate
brócoli: alface - beterraba - cenoura - abobrinha - chuchu - berinjela - tomate
couve-flor: alface - beterraba - cenoura - abobrinha - chuchu - berinjela - tomate
nabo: alface - rúcula - escarola - beterraba - cenoura - berinjela - tomate
rabanete: alface - rúcula - escarola - beterraba - cenoura - abobrinha - chuchu - berinjela - tomate - jiló - espinafre

Na sábia e delicada parte das combinaçoes de alimentos, cada um deve ser criterioso para com seu próprio corpo, experimentando e chegando à conclusão do que é melhor para o seu organismo, pois certas combinaçoes são prejudiciais para alguns e para outros perfeitamente toleráveis. Os temperos cebola, alho, salsinha, cebolinha, salsão e hortelã, combinam com todos os legumes e verduras.

ALIMENTOS ENERGÉTICOS

São alimentos que fornecem energia e calor ao corpo. Podem ser obtidos de três tipos de alimentos: proteínas, glicídios e gorduras.

GLICÍDIOS

Fornecem o calor necessário à manutenção da vida e nergia para o trabalho.
Fontes
- cereais, pão, farinhas diversas, arroz, trigo, leguminosas (feijão, lentilha), milho, batata, aipim, inhame, todo os tipos de frutas, açúcares, mel, melado, doces, rapaduras e geléias. Os glicídios representam a chama na queima das gorduras. A carência deles produz: debilidade, diminuição de temperatura corporal, magreza e tonturas. Quando há excesso de glicídios, o organismo transforma o excesso deles em gordura, favorece a cárie dentária e destrói o apetite para outros alimentos importantes.
Devemos usar mais amidos nas formas de cereais integrais, como arroz e trigo, fubá, aveia e açúcares, de preferência na forma de frutas naturais.


GORDURAS
São importantes quando usadas com moderação. Veja 7 pontos importantes delas em nosso organismo:
- Dão calor e nergia.
- Fazem parte dos tecidos.
- Sustentam e protegem os    órgãos internos
- Servem de transporte para    algumas vitaminas.
- Garantem a execução dos   movimentos dos músculos.
- Estimulam o apetite.
- Lubrificam os intestinos

FONTES DE GORDURAS SATURADAS:
Manteiga, nata, creme de leite, queijo, gordura de coco, chocolate e gordura animal.




FONTES DE GORDURAS NÃO SATURADAS:
azeitona, amendoim, óleos vegetais de amendoim, algodão, milho e soja. Os óleos de soja, milho e de arroz têm a virtude de diminuir o índice de colesterol. Aliás as gorduras não saturadas não produzem o colesterol.


MÁ COMBINAÇÃO DE ALIMENTOS

  • Leite e açúcar misturados em grandes quantidades.
  • Frutas e verduras fibrosas: Frutas e verduras consumidas na mesma refeição, produzem fermentação estomacal. Então o cérebro fica confuso e se torna incapaz de esforço mental. A razão pela qual a mistura de frutas e verduras é desaconselhável é que as frutas se diferem rapidamente e as verduras lentamente. As frutas diferidas ficam fermentando no estômago, à espera de que a digestão das verduras se complete, para, então, passar todo o quimo para o intestino, onde é absorvido.
  • Amidos e frutas ácidas
  • Frutas doces com ácidas
  • Muitos doces numa refeição


CONDIMENTOS

Econdimentosmpregadas para dar mais sabor aos alimentos, satisfazendo mais ao paladar, podemos citar o sal, a pimenta, especiarias e o vinagre.
O sal, usado em demasia, sobrecarrega o trabalho dos rins e tende a aumentar a pressão do sangue. Outros condimentos como o cravo, canela, alho, orégano, louro, açafrão, manjerona, sálvia e manjericão, não produzem irritação se usados moderadamente.
O vinagre, muito usado em saladas, provoca irritação no estômago, impedindo a boa digestão. A salada decompõe-se e apodrece. Dessa maneira, o sangue não recebe nutrição, e fica cheio de impureza. Surgem dai as perturbações hepáticas e renais. O ideal é substituir o vinagre pelo limão, no preparo das saladas.

(Adaptado do livro A Saúde vem da Cozinha. Casa Publicadora Brasileira , Décima edição (1991).

VELA QUANTO PESA!
Segundo a Associação Americana de Cardiologia, o ideal é que se consuma peixe pelo menos duas vezes por semana, de preferência em preparados leves, assados, cozidos e grelhados. Fique ligado no valor calórico destes pescados e, claro, dê preferência aos mais leves. Porém, compare também a relação entre proteína e gordura, que são nutrientes variáveis conforme a procedência dos peixes.

PEIXES DE ÁGUA DOCE E DE ÁGUA SALGADA
ÁGUA DOCE
CALORIAS (Porção de 100 g)
PROTEÍNA (g/100 g)
GORDURA (g/100 g)
Badejo
96
17,94
2,75
Bagre-bandeira
178
18,90
11,40
Bonito
149
22,80
5,70
Corvina
100
20,80
1,20
Dourado
80
18,30
0,50
Manjuba
95
18,50
2,20
Namorado
86,6
66
3
Pintado
107
23
0,90
Pacu
145
18,30
8
Sardinha
130
19,29
5,27
 
ÁGUA SALGADA
CALORIAS (Porção de 100 g)
PROTEÍNA (g/100 g)
GORDURA (g/100 g)
Anchova
106
19,60
3,09
Arenque
230
16,70
18,10
Bacalhau
74
18
0,20
Cação
129
18,80
5,40
Garoupa
87
18,03
5,40
Linguado
87
19
0,50
Pescada
97
20
1,30
Robalo
72
17,20
0,30
Salmão
211
22,50
13,40


O QUE SE ESPERA DOS ALIMENTOS?
ACONTECE COM OS ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL?
ACONTECE COM OS ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL?
Que não causem nenhum dano, por exemplo infecções, intoxicações ou outras doenças. "Primum non nocere" (A primeira coisa é não causar dano), diz o velho aforismo médico Sim, em geral Nem sempre. Transportam virus, bactérias e parasitas patogênicos com muito maior frequência que os vegetais.
O consumo habitual de alguns alimentos está relacionado com o câncer e as doenças cardiovasculares.
Que fornecem a energia necessária para o funcionamento do organismo Sim, fundamentalmente a partir dos hidratos de carbono (é o recomendável) Sim, sobretudo a partir das proteínas e das gorduras.
Que satisfaçam as necessidades de nutrientes Sim, exceto a vitamina B12; embora, por razões pouco conhecidas, os vegetarianos estritos não sofram o déficit que teoricamente seria de se esperar. Não fornecem vitamina C nem vitamina E, nem fibra celulósica.
Que previnam ou curem transtornos e doenças Sim, possuem poder curativo e preventivo Não, exceto em determinados casos muito específicos
Que a sua ingestão proporcione prazer Sim Sim
    VEJA TAMBËM
Alimento para o coração
 

 


Os 7 Remedios | Inimigo Silencioso | Alimentos Funcionais | Plantas Medicinais | Combinando Alimentos | Alimentos para o Coração | Calvície | Mais Vida | Vitaminas & Sucos