Header image  
Seu site verde na internet!  
line decor
  HOME  ::  HORTA CASEIRA : : PLANTAS MEDICINAIS : : JARDIM : : POMAR DOMÉSTICO : : MAIS SAÚDE : : CONTATO:
line decor
   

 
POMAR DOMÉSTICO        A COLHEITA


Originária da China, da Coréia e do Japão, o caju é muito recomendado contra as afecções do fígado, transtornos intestinais e enfermidades das vias respiratória.

O Caju é uma fruta de sabor agradabilíssimo, além de fonte de vitamina C, mais rico em ácido ascórbico que o limão e a laranja.
O verdadeiro fruto do caju é a preciosa castanha.
A polpa do caju contém hidratos de carbono, proteínas, gorduas e água. Seu suco contém boa quantidade de fósforo, cálcio e ferro.

Educação a Distância

 

 

A maior parte dos frutos podem amadurecer na planta, outros necessitam ser colhidos de vez para terminarem a maturação em casa (banana). Qualquer que seja o caso, o importante é que sejam colhidos na época apropriada de maturação, de forma a se conseguir o melhor aroma e sabor e a adequada conservação, quando isso for necessário.

CAUSAS QUE DETERMINAM A QUEDA DOS FRUTOS

Inúmeros são os fatores determinantes da queda dos frutos e das flores das árvores frutíferas. Somente uma investigação local nos habilitará a dar uma resposta correta sobre esses fenômenos. De um modo geral, os fatores que concorrem para a queda das flores e/ou frutos são:

Falta ou excesso de umidade - ausência de umidade é responsável pela redução da produção e concorre diretamente para a queda dos frutos. O excesso de água no solo é tão prejudicial ou mais do que a falta. Nos terrenos encharcados as folhas amarelecem e os frutos se desprendem devido à asfixia das raízes.

Ação dos ventos - os ventos produzem pela sua intensidade a queda dos frutos. Podem-se evitar essas correntes aéreas construindo-se quebra-ventos.

Mudança brusca das condições climáticas

Fatores hereditários

Solos Impróprios - cada planta apresenta exigências definidas para um determinado tipo de solo. Se a composição química e física for desfavorável, não se poderão esperar colheitas abundantes.

Cargas excessivas

Plantas de primeira floração

Ataques de pragas e moléstias;

Solos esgotados

Falta de polinização

Falta de afinidade na enxertia - o conhecimento desse assunto é importante para que se possa garantir constante produtividade das plantas. Ao se enxertar, deve-se tomar cavalo e cavaleiro pertencenes à mesma espécie.
Ausência de luz - nenhum vegetal consegue florescer abundantemente à sombra. É para evitar esses inconvenientes que se estabeleceu em fruticultura um espaçamento adequado a cada espécie.

O Sabor do Mês!
Tão variada quanto o tipo e o sabor das frutas, ém também a época da safra de cada uma. É possível, durante o ano inteiro, usufruir o sabor de cada mês, como pode-se ver na tabela abaixo:
Abacaxi Janeiro a Março Paraíba e Minas Gerais
Açaí Setembro a Novembro Pará, Amazonas, Acre, Amapá e Maranhão
Acerola Janeiro a Junho Pernambuco, Bahia, RN e Paraíba
Banana Abril a Dezembro Bahia, S.Paulo, S.Catarina, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia e Amazônia
Caju Setembro a Janeiro Bahia, Ceará, RN, Piauí
Caqui Fevereiro a Abril S.Paulo, RS, Paraná, Minas Gerais
Carambola Dezembro a Fevereiro Pernambuco, Maranhão, Piauí
Cupuaçu Novembro a Maio Pará, Maranhão, Amazonas
Graviola Agosto a Outubro Ceará, Piauí, RN
Jaca Outubro a Abril Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí
Jambo Novembro a Fevereiro Amazonas, Maranhão, Pará
Manga Outubro a Fevereiro Bahia, Ceará, Paraiba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Minas Gerais, S.Paulo
Melancia Junho a Setembro Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, S.Paulo
Pitanga Junho a Agosto Bahia, Pernambuco, RN
Tangerina   Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Sergipe, S.Paulo
Umbu Dezembro a Fevereiro Bahia e Pernambuco

INICIANDO O POMAR| ESPÉCIES DO POMAR| PREPARO DO SOLO| MANEJO E CULTIVO| PODAS E ENXÊRTOS| TRATOS CULTURAIS| COLHEITA| DICAS

Educação a Distância