Header image  
Seu site verde na internet!  
line decor
  HOME  ::  HORTA CASEIRA : : PLANTAS MEDICINAIS : : JARDIM : : POMAR DOMÉSTICO : : MAIS SAÚDE : : CONTATO
line decor
   

 
MAIS SAÚDE!         O PODER DAS VITAMINAS
Veja algumas maneiras de tirar maior proveito das vitaminas:

1 - Ao ferver os alimentos, faça-o com a menor quantidade possivel de líquido e o mais rapidamente, isto é, o tempo de cozimento apenas necessário, indispensável para amolecê-los. A panela deve ser funda e ficar bem fechada todo o tempo da fervura.

2 - Quanto maior o tempo de cozimento, maior a perda de valores nutritivos.

3 - Várias vitaminas e minerais dissolvem-se na água do cozimento, especialmente dos legumes. Deve-se portanto usar o mínimo de água e aproveita-la, após o cozimento, em sopas, molhos, no feijão, arroz etc.

4 - Não se deve acrescentar bicarbonato de sódio às hortaliças ao fervê-las, pois destrói as vitaminas.

5 - Para convervar as vitaminas contidas nas hortaliças, recomenda-se come-las cruas.

6 - Tudo o que puder ser cozido com a casca, deve-se fazê-lo, pois o descascar certos alimentos, como a batata, cenoura e beterraba, elimina parte das substâncias nutritivas em até 15 a 26%.

6 - Ao ralar as hortaliças, não as deixe expostas ao ar, pois perdem assim grande parte da vitamina C. Rale-as e prepare-as somente um pouquinho antes de servir a refeição. Tampe-as, se tiver que esperar um pouco para serem servidas.

7 - Sempre que possivel, adquira hortaliças recemtemente apanhadas, frescas.

 


   
O nome vitamina foi utilizado pela primeira vez pelo cientista polonês Casemiro Funk, em 1911, para designar uma substância que podia prevenir doenças. As propriedades das vitaminas, no entanto, sâo conhecidas há mais de 200 anos. Podemos perder grande parte das vitaminas, contidas nos alimentos, pelo modo incorreto de prepará-los e cozê-los.

FONTES E FUNÇÕES DAS VITAMINAS

VITAMINA A (Retinol)
Ação sobre o Organismo
Fontes
Carência
Auxilia o crescimento, reprodução, visão e desenvolvimento ósseo. Conserva a saúde da pele e das mucosas. Aumenta a resistência às infecções. Manteiga, leite, gema de ovo, cenoura, tomate, alface, espinafre, alcachofra, acelga, repolho, brócolo, couve, salsa, escarola, mamão, manga e pêssego. Crescimento retardado. Pele áspera e rugosa. Cabelos quebradiços. Pouca resistência às infecções. Furúnculos e espinhas.
VITAMINA B1 Tiamina
Ação sobre o Organismo
Fontes
Carência
Fortifica os nervos. Aumenta o apetite. Auxilia a digestão. Previne o Beribéri. Pão e cereais integrais, grão, castanhas, abóboras, cará, aipim, amendoim, leite e fermento de cerveja. Má digestão. Irritabilidade e insônia. Depressão. Diminuição de resistência física. Dores musculares.
VITAMINA B2 Riboflavina
Ação sobre o Organismo
Fontes
Carência
Estimula o apetite. Ajuda na produção de hnormônios. Contribui para a saúde da pele. Levêdo de cerveja, cereais integrais, ovos, leite, queijo, amendoim, soja, ervilha, favas, verduras verdes. Rachaduras nos cantos da boca. Visão anuviada. Pele escamosa. Língua inflamada. Envelhimento precoce.
VITAMINA B3 A (Niacina)
Ação sobre o Organismo
Fontes
Carência
Essencial para a sintese dos hormônios sexuais e funções cerebrais. Conserva a saúde da pele e das mucosas. Aumenta a resistência às infecções. Reduz altos indices de ácido urico. Fígado, carnes , leguminosas, cereais integrais. Pele áspera e rugosa. Cabelos quebradiços. Pouca resistência às infecções. Furúnculos e espinhas.
VITAMINA B5 (ácido pantotênico)
Ação sobre o Organismo
Fontes
Carência
Essencial para o metabolismo celular. Gema, rim, fígado, levedura, brócolis, carne bovina magra, leite desnatado. Perturbações da nutrição e do metabolismo.
VITAMINA B6 (piridoxina)
Ação sobre o Organismo
Fontes
Carência
Essencial para o metabolismo das proteínas, hidratos de carbono e lipídios. Peixe, nozes, avelâs, amendoim, pão, milho, leguminosas, cereais integrais. Convulsões nas crianças pequenas e anemia, dermatite, lesões nervosas.
VITAMINA B9 (ácido fólico)
Ação sobre o Organismo
Fontes
Carência
Atua na formação dos glóbulos vermelhos. Essencial para o crescimento e para o funcionamento do sistema nervoso e medula óssea. Fígado, gérmen de trigo, vegetais verdes , legumes, amendoim anemia grave, dermatite, lesões nervosas. Diminuição dos glóbulos vermelhos.
VITAMINA B 12 (cianocobalamina)
Ação sobre o Organismo
Fontes
Carência
Atua na formação dos glóbulos vermelhos. Estimula o crescimento. Aumenta o apetite e a boa disposição. Levedo de cerveja, trigo, arroz integral, feijão, pimentão, leite, ovos, maçã e abacate. Anemia, inapetência. Diminuição dos glóbulos vermelhos
VITAMINA C (ácido ascórbico)
Ação sobre o Organismo
Fontes
Carência
Dá resistência aos vasos sanguíneos. Dá vitalidade às gengivas. É necessária ao desenvolvimento dos dentes e ossos. Dá resistência aos tecidos e age contra as infecções. Conservação da mocidade. Ajuda a cicatrizar os ferimentos. Evita as hemorragias. As frutas cítricas são as principais fontes - laranja, limão, tangerina, abacaxi, goiaba, caju, mamão, banana, morango. Nas verduras: couve, tomate, pepino, couve-flor, aspargo, acelga, espinagre, agrião, repolho, cebola, pimentão, que contém em quantidade. Envelhecimento precoce. Inflamação das gengivas. Escorbuto. Hemorragias por rutura dos capilares
VITAMINA D (calciferol)
Ação sobre o Organismo
Fontes
Carência
Concorre para a formação dos ossos. Fixa o cálcio e o fósforo para manter a integridade dos mesmos. Luz solar, gema de ovo, manteiga, leite. O organismo fabrica essa vitamina sob a ação dos raios ultravioleta dos raios solares sobre as esterinas da pele. Raquitismo, perda de forças, tendência a cáries e osteoporose
VITAMINA E (tocoferol)
Ação sobre o Organismo
Fontes
Carência
Auxilia o desenvolvimento do feto. É chama a vitamina da fertilidade, da reprodução. Germe de trigo, não estando rançoso; nos óleos vegetais, algodão, amendoim, milho e soja; amendoim e ovos. Esterilidade. Perda de cabelo. Impotência
VITAMINA F (ácidos graxos não saturados)
Ação sobre o Organismo
Fontes
Carência
Desenvolvimento normal da pele e do pêlo e mais tarde contribui para o funcionamento sexual e dos rins. Combate a arteriosclerose. Diminui o colesterol. Óleos vegetais, especialmente o da soja. Arteriosclerose e doenças renais
VITAMINA K
Ação sobre o Organismo
Fontes
Carência
Ajuda a coagular o sangue. Vegetais verdes, como espinafre, couve, repolho e ervilha e óleos vegetais.. Coagulação do sangue retardada.
PRINCIPAIS MINERAIS
BETACAROTENO - Cenoura, melancia, manga, mamão, abóbora, beterraba.
COBRE - Antioxidante encontrado em frutos do mar e figado
CROMO - Grãos integrais, batatas, ameixas, nozes, levedo
MAGNÉSIO - Grãos integrais, legumes e vegetais verdes
MANGANÊS - Abacaxi, vegetais e folhas verdes
SELÊNIO - Castanha do pará, frutos do mar, arroz integral
ZINCO - Carnes, ovos, frutos do mar, queijo e feijão
    VEJA TAMBËM
Saiba mais sobre a Vitamina B12, a supervitamina que não pode faltar em sua dieta!
 
 

Os 7 Remedios | Inimigo Silencioso | Alimentos Funcionais | Plantas Medicinais | Combinando Alimentos | Alimentos para o Coração | Calvície | Mais Vida | Vitaminas & Sucos